Sobre a eficácia da terapia de casal
A terapia de casal é uma intervenção cada vez mais procurada e valorizada no nosso país. Há uma consciência crescente do seu potencial para melhorar a qualidade do relacionamento entre parceiros e o seu bem-estar mental.
O sofrimento psicológico provocado pela instabilidade e conflitualidade das relações conjugais tem um impacto significativo na saúde mental de todos os envolvidos, nomeadamente as crianças, existindo inclusivamente o risco duma perpetuação transgeracional de situações de violência no casal e na família.
Tendo em conta as consequências individuais, familiares, sociais e económicas dos cenários de conflito, ruptura e divórcio é pois fundamental a existência de intervenções psicoterapêuticas que proporcionem respostas eficazes neste tipo de situações.
Um estudo clínico de grande dimensão sobre a eficácia da terapia de casal de orientação psicodinâmica veio trazer evidências científicas de que esta proporciona uma diminuição no sofrimento psicológico individual assim como um aumento na satisfação do relacionamento conjugal, independentemente da etnia ou género dos pacientes.
O estudo realizado em contexto naturalista (não laboratorial) analisou as respostas de 877 adultos (508 mulheres e 369 homens) que receberam terapia psicodinâmica de casal nas duas clínicas da Tavistock Relationships em Londres. Os participantes no estudo foram convidados a responder a questionários de auto-relato que avaliaram o bem-estar psicológico individual dos parceiros (CORE-OM) e a qualidade do relacionamento conjugal (Golombok Rust Inventory of Marital State, GRIMS).

Comentando os resultados deste estudo, o diretor executivo da Tavistock Relationships, Andrew Balfour, afirmou que ”(…) fornecem fortes evidências acerca do que nós clínicos que trabalham no campo há muito sabem – que a terapia psicodinâmica de casal funciona realmente. Esperamos que a magnitude deste trabalho, juntamente com a dimensão do efeito da terapia tanto na diminuição do sofrimento psicológico como no aumento da satisfação com a relação de casal, leve as autoridades de saúde a compreenderem que a terapia de casal psicodinâmica é uma intervenção altamente eficaz para ajudar casais que enfrentam problemas na sua relação.”
Efectivamente, a prática clínica demonstra que terapia de casal é uma forma eficaz de ajudar a aliviar a angústia e sofrimento psicológico que muitos casais experimentam, favorecendo a conexão emocional entre os membros do casal e a compreensão da dinâmica relacional que se estabelece entre eles. O objectivo da terapia é ajudar os membros do casal a olharem para a sua relação, a pensarem, comunicarem e integrarem as emoções e sentimentos que aí emergem, e a encontrarem juntos novas formas de aumentar a intimidade e satisfação enquanto casal.
Marta Aleixo
Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta