O que é uma Psicoterapia?

A psicoterapia é um processo de descoberta, de elaboração e transformação baseado no conhecimento científico sobre o funcionamento da psique humana. O seu principal objectivo é ajudar o paciente a encontrar novas respostas para os problemas que lhe causam sofrimento psicológico.

Algumas pessoas iniciam um processo psicoterapêutico porque procuram ajuda para uma dificuldade ou sintoma específico, outras porque desejam evitar a repetição de comportamentos e padrões de relacionais geradores de sofrimento e outras ainda porque pretendem ampliar o conhecimento sobre si próprias e alcançar maior criatividade, equilíbrio e satisfação nas suas vidas e relacionamentos.

 

Fazer uma psicoterapia não é o mesmo que conversar com alguém sobre os problemas do dia-a-dia. Trata-se um processo colaborativo e co-construído, onde o psicoterapeuta, através de uma postura de não julgamento, empatia e respeito, acompanha o paciente na exploração da sua vida psíquica e na reflexão sobre as suas escolhas e comportamentos. Muitas vezes isso passa por revisitar situações e experiências dolorosas do passado, de forma a transformar o seu impacto emocional no presente.

As sessões de psicoterapia individual têm uma duração de 50 minutos e uma frequência semanal ou bi-semanal. A duração do processo psicoterapêutico dependerá dos objectivos, necessidades e motivações de cada paciente, sendo algo discutido e definido pelo terapeuta e pelo paciente, em conjunto, ao longo das consultas.

Uma psicoterapia deve ser conduzida por profissionais com formação teórico-prática específica e com experiência clínica comprovada para o efeito. A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) reconhece e certifica a formação e qualificação dos seus membros para o exercício profissional em diversas áreas de especialidade, designadamente, a Psicoterapia. Essas credenciais podem ser consultadas no site da OPP.

Sobre a Psicoterapia